Uma pesquisa realizada pela TroianoBranding, em parceria com a Brazil Panels, mostra que Iza é a celebridade mais associadas às marcas que anuncia. O estudo apontou que 21% das pessoas relacionam a cantora às empresas com as quais ela faz propaganda, em ranking que também destaca a atriz Marina Ruy Barbosa (17,7%), e os apresentadores Fátima Bernardes (17,6%), Tiago Leifert (16,7%) e Marcos Mion (16,5%).
Em outro recorte da pesquisa, a TroianoBranding levou em consideração apenas os resultados das pessoas que diziam conhecer as celebridades apresentadas: neste caso, a capacidade de relacionar o garoto-propaganda com a marca sobe para 16%. Dentro deste recorte, as celebridades mais reconhecidas foram o chef Alex Atala, a tenista Bia Haddad, a cantora Iza, a atriz Camila Queiroz e o ex-BBB Gil do Vigor.
São nomes que chamam atenção em um estudo que aponta que apenas 11% dos brasileiros conseguem relacionar as celebridades às marcas que elas anunciam. O estudo, que ouviu 2,3 mil pessoas em todo o País, levanta a questão: será que o alto investimento que as empresas estão fazendo em seus garotos-propaganda é realmente eficaz?
“Não cabe a nós dizermos se este valor de 11% é alto ou baixo, mas sim apresentar este número”, afirma Jaime Troiano, presidente da TroianoBranding. “Mas devo dizer que o dado tão baixo nos surpreendeu. Isso reforça o desafio de atrair e reter a atenção do consumidor em um mundo em que os estímulos vêm dos mais diferentes meios: rádio, TV, internet, redes sociais etc.”
Dentro do levantamento, cada entrevistado foi exposto a dez celebridades, com nome e foto, escolhidas aleatoriamente a partir da lista total de 27 nomes. E para cada uma das personalidades, o participante tinha o nome de 15 marcas, entre as quais uma ou mais apoiadas por aquela personalidade. A pesquisa apenas levou em conta celebridades, excluindo influenciadores digitais.
“Entre as conclusões que chegamos com a pesquisa está a importância da identidade, o ‘fit’ da marca com a escolha da celebridade para apoiá-la ou representá-la. Essa decisão não deve ser tomada com base em oportunidades pontuais. No caso do Alex Atala, uma das inferências que se pode fazer é o fato de ele representar marcas que têm forte relação com sua área de atuação”, afirma Jaime Troiano.
Sobre a TroianoBranding
Fundada em 1993, a TroianoBranding é a primeira empresa brasileira voltada à gestão de marcas. Comandada por Cecilia Russo Troiano e Jaime Troiano, com sede em São Paulo, a empresa tem como propósito construir histórias de marca para inspirar histórias de vida. A TroianoBranding atua em cinco verticais: Pesquisa e Insights, Criação e Estratégia, Expansão e Crescimento, Ativação e Experiência, Conteúdo e Educação. “As marcas no divã”; “Brandintelligence”; “Qual é o seu Propósito?”; “Sua marca vai ser um sucesso” são alguns dos livros publicados pelos dirigentes da empresa. Em seus 30 anos de história, a TroianoBranding construiu uma carteira robusta de clientes em variados segmentos, como: mídia e comunicação, construção civil, alimentos e bebidas, produtos de limpeza, seguros, varejo, finanças, educação.